top of page

Olhando para Jesus


Hebreus 13:1-2

IMTRODUÇÃO

Olhar para Jesus é observar tudo quanto a seu respeito está escrito, e coloca-los em prática. É aprender com tudo que nos ensinou quer por palavras quer por práticas.

O Senhor Jesus declara que assim como a serpente foi levantada por Moisés no deserto assim importa que o filho do homem seja levantado sobre a terra. (Jo. 3:14-15). Ora o que faziam os que eram picados pela serpente? Olhavam para a serpente erigida por Moisés no deserto. E o que devemos fazer por termos sido picados pela antiga serpente, satanás (Ap. 12:9)? Olhar para Jesus.

Precisamos, portanto ter muito cuidado para que os sentidos uma vez iluminados não sejam corrompidos pelo engano. (2.Co. 11.1-4)

O QUE ACONTECE QUANDO OLHAMOS PARA JESUS?

  1. SOMOS ILUMINADOS. Sl. 34:5 2. Co. 4:6

É impossível reconhecer o senhorio de Cristo sem que antes por ele sejamos iluminados, o homem carnal não compreende as coisas do Espírito (2. Co. 2:14) o mesmo apóstolo nos diz que ninguém pode declarar que Jesus é o Senhor senão pelo Espírito de D-us. (1.Co. 12:3)

Obviamente que a expressão “Declarar que Jesus é o Senhor” é muito mais séria do que simplesmente uma expressão verbal ou intelectual, declarar aqui é um reconhecimento revelado pelo próprio Espírito em nossos corações. É a implantação do senhorio de Cristo em nós, é o seu reino sendo nos revelado. (Mt. 16.17) Revelação sob a qual esta edificada a igreja de Cristo.

O homem que ainda não foi iluminado ele é um homem natural eu ainda um homem religioso. Ora o que é um religioso, senão alguém que tem informações a respeito de Cristo, informações estas que foram lhe passadas por outros, Neste ponto Natanael passou de ser comparado a um religioso. (Jo.145-51)

O religioso, portanto não tem interesse em conhecer a revelação de Cristo, (Mt. 13.10.17) está preso a alguns métodos de proibições, trata as coisas concernentes a D-us e ao evangelho com naturalidade e desleixo.

Mais uma vez precisamos ter muito cuidado para que os sentidos uma vez iluminados não sejam corrompidos pelo engano. (2.Co. 11.1-4)

  1. VEMOS O PAI. Jo. 14:8-9

Em Cristo habita corporalmente a plenitude da divindade (Cl. 2.9), quando olhamos para Jesus é inevitável ver o Pai. O Pai se revelou Nele, por isso tão tacitamente ele afirma “quem vê a mim vê ao pai” “Eu e o pai somos um”. Em outras palavras ele diz a Felipe: Felipe Não existe revelação maior do que eu. De fato Jesus é tudo que o Pai precisa mostrar para que se torne conhecido ente os homens. O próprio Abraão, o pai da fé viu o seu dia e se alegrou (Jo. 8.56) Moisés desejou muito vê-lo (Ex. 33.18).

  1. SOMOS TRANFOMADOS 2 Co. 3:18

Há um método e um propósito sendo operados todos os dias em cada um de nós, que nos conduz para essa transformação.

O método se chama a dinâmica do Espírito e o propósito, o sermos semelhantes a Jesus.

Método

Para entendermos melhor esse método se faz necessária uma análise bem detalhada do texto da carta aos efésios.

Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo. Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens. Ora, que quer dizer isso senão que também antes tinha descido às partes mais baixas da terra? Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas. E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente. Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor. .

  1. O QUE ELE NOS DEU?

  2. A graça foi dada a todos.

  3. Deu dons aos homens.

2- QUANDO NOS DEU?

A. Quando levou preso o que nos prendia (o pecado),

3- PARA QUE NOS DEU?

  1. Querendo o aperfeiçoamento dos santos: Para a obra do seu ministério, para a edificação do corpo de Cristo.

  2. QUAL OBJETIVO?

  3. Unidade da fé.

  4. Conhecimento de Cristo (e não a respeito de Cristo)

  5. O homem perfeito.

  6. À medida da estatura de cisto.

O propósito final é nos fazer homens e mulheres semelhantes a Jesus, para que o nome de D-us seja glorificado sobre a terra. (Ro. 8.28-29)

É interessante analisarmos que Jesus se fez homem e se esvaziou de si mesmo tornando-se a semelhança dos homens. (Fl. 2.5-8) e agora nos pede para sermos semelhantes a seu Filho. Em resumo dizemos que Jesus veio do céu e se fez homem para nos ensinar a sermos o que por natureza éramos e por essência não sabíamos ser.

  1. VEMOS OS DEMAIS SERES HUMANOS. Mt. 25:40

E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda. Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e foste me ver. Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos? E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te? E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes. Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos; Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes. Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos? Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim. E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna. .

Só é possível enxergar outros seres humanos juntamente com suas necessidades quando somos transformados à semelhança de Jesus, sem isso se torna impossível a compreensão dessa notável verdade.

Se Cristo não nos transformar á sua imagem, pois em Cristo temos o Perfeito homem.


 o MANIFESTo do artefato:

 

Este é um ótimo espaço para escrever um texto longo sobre a sua empresa e seus serviços. Você pode usar esse espaço para entrar em detalhes sobre a sua empresa. Fale sobre a sua equipe e sobre os serviços prestados por você. Conte aos seus visitantes sobre como teve a idéia de iniciar o seu negócio e o que o torna diferente de seus competidores. Faça com que sua empresa se destaque e mostre quem você é. Dica: Adicione a sua própria imagem clicando duas vezes sobre a imagem e clicando em Trocar Imagem.

 próximos EVENToS: 

 

31/10/23:  Exposição de Arte Escandinava

 

6/11/23:  Arte em Vídeo Pelo Mundo

 

29/11/23:  Palestra: História da Arte

 

1/12/23:  Festival de Cinema Indie 2023

 Siga o ARTeFATo: 
  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Instagram B&W
 POSTS recentes: 
 procurar por TAGS: 
Nenhum tag.
bottom of page